Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os humanos podem causar terremotos?


Ano passado, uma reportagem mostrou que tremores podem ser impulsionados pela extração de petróleo. Como? Fazendo com que rochas se desloquem para espaços vazios deixados pelos fluidos extraídos.
Recentemente, espalhou-se um boato de que fãs de futebol americano provocaram atividade sísmica em Seattle, EUA.
Não queremos saber o que eles estavam fazendo para conseguirem tal façanha, mas não podemos deixar de perguntar: afinal, os humanos podem ou não causar terremotos?
A resposta é sim. A natureza não está sozinha nessa. Segundo especialistas, existem muitas maneiras da atividade humana provocar terremotos.
A principal delas é através do preenchimento de grandes barragens. O peso da água que se acumula em uma represa exerce uma enorme quantidade de estresse sobre a terra abaixo dela. Ocasionalmente, a terra se desloca.
Na década de 1930, por exemplo, a construção da represa de Hoover, no Arizona, EUA, desencadeou uma explosão de atividade sísmica nas proximidades, que atingiu a magnitude 5 na escala de Richter. E em 1963, um grande terremoto de magnitude 7 abalou o reservatório de Koyna Dam, na Índia, logo após sua construção, matando 200 pessoas em uma cidade próxima.
Injetar fluido na crosta do planeta também pode induzir tremores de terra. Por um período de três anos na década de 1960, o governo americano injetou subprodutos (líquidos residuais) em fraturas de rochas nas Montanhas Rochosas, Colorado. Muitos terremotos começaram a ocorrer perto de Denver, e o governo teve que parar.
Da mesma forma, os projetos de energia geotérmica avançada fazem o chão tremer. Este processo envolve o bombeamento de água pressurizada para dentro da Terra para, em seguida, sugar o líquido aquecido para fazer turbinas a vapor que gerem eletricidade. Mas como as pessoas em Basel, na Suíça, descobriram em 2006, por vezes a fase de injeção pode provocar terremotos, especialmente quando o bombeamento está centrado em uma área já geologicamente ativa.
A extração de substâncias a partir do solo é outro fator que colabora para os terremotos. No final dos anos 1970 e 1980, a extração de gás natural em Gazli, Uzbequistão, causou três grandes terremotos de até 7,3 de magnitude, o maior evento sísmico já registrado na Ásia Central.
Só para terminar (mas é claro que não é o fim…) até mesmo arranha-céus podem perturbar a terra. Cinco anos atrás, dois abalos ocorreram em Taipei, Taiwan, logo após a construção do que era então o maior edifício do mundo, o Taipei 101. Os geólogos suspeitaram que o prédio e seu pequeno peso de 700.000 toneladas reabriram uma antiga falha, provocando os tremores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário