Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Uma guerra nuclear poderia frear o aquecimento global.


O que aconteceria com o nosso planeta se 100 bombas atômicas, como as jogadas sobre Hiroshima, com o poder de 15 mil toneladas de TNT, fossem lançadas numa guerra entre dois países em desenvolvimento como a Índia e o Paquistão? O cenário é o mais severo possível e curioso: ele poderia desacelerar o aquecimento global. Um modelo de computador feito pela NASA revelou que os incêndios resultantes dos ataques mandariam cinco milhões de toneladas de carbono negro na troposfera, a porção mais baixa da atmosfera terrestre.
A fuligem iria absorver o calor solar e subir como um balão de ar quente, chegando a alturas das quais não conseguiria voltar para o chão. Com este “escudo” sombrio feito de carbono, a temperatura da Terra iria esfriar. “O efeito iria levar a uma mudança climática sempre precedente”, disse o cientista, Luke Oman, da NASA. Segundo ele, o modelo mostra que, depois de dois ou três anos depois da guerra, a temperatura do planeta iria cair em média 1,25°C. Nos trópicos, na Europa, na Ásia e no Alaska, a mudança poderia chegar a 4°C.
Mas é claro que, além das mortes causadas pela guerra, a mudança climática não iria ser boa. “Nossos resultados sugerem que a agricultura seria severamente afetada, principalmente onde há neve”, afirmou Oman. Ele disse que os estragos nas plantações e a fome que iria se instalar é comparável àquela que seguiu a erupção vulcânica em Mount Tambora, na Indonésia, em 1815.
Para dificultar ainda mais o cenário, a quantidade de chuvas também poderia cair 10% em até quatro anos, a camada de ozônio iria ficar mais fina, resultando em maior incidência de raios ultravioleta. Mas o que bota medo mesmo é saber que 100 bombas de Hiroshima são apenas 0,03% do arsenal atômico atual em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário